
Karaté
MESTRE ALFREDO HENRIQUES
A prática do karaté assume uma forma salutar de exercício físico. Esta atividade é orientada pela observação de 5 máximas: CARATER, SINCERIDADE, ETIQUETA, ESFORÇO E AUTO CONTROLE.
Com a aprendizagem do karaté, a criança tem a possibilidade de visar o seu corpo como instrumento de comunicação com os seus companheiros de aula.
O karaté representa uma verdadeira pedagogia já que privilegia o desenvolvimento das aptidões fundamentais da criança. A saber:
-
Psicomotoras: perceção do próprio corpo, equilíbrio e coordenação.
-
Sócio Motoras: preparando a criança para uma melhor integração social.
-
Fisiológicas: desenvolvimento de todas as grandes funções do corpo.
A criança merece toda a nossa atenção. O Karaté deseja fazer dela um discípulo completo e adulto, apto a triunfar na vida.
O treino de karaté divide-se em 3 partes distintas: KIHON, KATA E KUMITE
-
KIHON – aprendizagem pormenorizada das técnicas de Karaté.
-
KATA – execução de extensas combinações de técnicas, sequenciadas de modo representarem situações de combate.
-
KUMITE – dois praticantes defrontam-se usando exercícios sistematizados, com objetivos precisos.
“O último objetivo do Karaté não reside na vitória nem derrota, mas no aperfeiçoamento do
caráter dos seus praticantes”
Funakoshi Guishin